Unidades de Conservação de Porto Seguro

apaportoseguro.jpg

Marco do Descobrimento, Porto Seguro abriga, até hoje, verdadeiros tesouros indígenas e ecológicos, em uma região cercada de Mata Atlântica, que se confunde com a própria História do Brasil. A primeira imagem registrada do Brasil foi, sem dúvida, a silhueta do Monte Pascoal, ponto mais alto, que se destaca no horizonte da Costa do Descobrimento. Ao seu redor, o Parque Nacional leva seu nome, sendo o único no Brasil que abrange, de uma só vez, matas de encostas e atlântica, com 8 km de praias em meio a recifes, dunas, restingas e desembocaduras de rios – o parque é cortado pelos rios Caraíva e Corumbau, navegáveis a partir da foz. Forma o corredor ecológico da Costa, junto com os parques do Pau-Brasil e do Descobrimento.

A paisagem, de beleza singular, perdura intacta, com vasta Mata Atlântica, habitat de espécies raras e famosas da flora e fauna nativas, com árvores centenárias, 10 mil espécies de plantas, 131 espécies de mamíferos, 166 de aves, 57 de roedores, 183 de anfíbios, 143 de répteis e 21 de primatas, um verdadeiro refúgio ecológico. O Parque abriga, ainda, a reserva Pataxó de Barra Velha e outras aldeias indígenas. Os próprios índios – oito no total – fazem as vezes de guias nas duas trilhas abertas em meio à mata. A primeira vai até o Centro de Visitantes, na praça do Céu Azul, num percurso de 700 metros entre árvores centenárias. A outra vai até o cume do Monte Pascoal, numa longa e íngreme caminhada de 1500 metros. No meio do caminho, exatamente na bifurcação entre as duas trilhas, situa-se o Monumento da Resistência, edificado pela própria comunidade, em homenagem à luta dos povos indígenas pela demarcação de suas terras, pela preservação da sua história e da sua cultura.

Reduto de lendas, o Parque é envolto por histórias místicas que fazem parte do folclore indígena, como Mãe do Mato, a Caipora, o Bicho Homem (o homem da mata), a Onça Invisível (uma índia velha) e a Maracatumba. Fica na porção sul de Porto Seguro e é administrada pelo Ibama. A visitação é aberta ao público, das 7h às 18 horas, e não é permitido o pernoite em acampamentos. Primeira Estação Ecológica criada no país, a Reserva do Pau-Brasil guarda um dos últimos maciços florestais remanescentes do país, com exuberante vegetação de porte arbóreo. Os principais atrativos são mesmo os raros exemplares da árvore que encantou os desbravadores lusitanos: o famoso, e antes tão abundante, pau-brasil. A região abriga ampla flora da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. A Estação fica na zona rural, entre os municípios de Eunápolis e Porto Seguro (rodovia BR-367), fazendo limite com a Estação Veracruz. É necessário marcar a visita antecipadamente.

Uma das maiores reservas particulares de Mata Atlântica do Brasil, com mais de 6.000 ha de floresta em excelente estado de conservação, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracruz é de propriedade da empresa Veracel Celulose S.A. e se localiza entre os municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Fica a cerca de 2 km da Estação Ecológica do Pau-Brasil. Um verdadeiro mosaico de ambientes, entre floresta de tabuleiros, florestas ciliares, mussunungas e brejos, abre a uma gama variada de flora e fauna; um deleite para botânicos, observadores de aves, répteis e mamíferos e estudiosos da flora vegetal. Espécies raras de Mata Atlântica, como pau-brasil, jacarandá e massaranduba florescem alheias às ameaças de extinção, habitadas por espécies animais igualmente ameaçadas e raras.

Reduto de programas de conservação e proteção física da reserva, o local abriga o Centro de Manejo de Animais Silvestres, em parceria com o Ibama, zoológicos e universidades. É palco de pesquisa científica, educação ambiental e rota obrigatória do turismo ecológico, com opções variadas de trilhas na floresta, aventuras sobre pontes suspensas e plataformas, além de um mergulho cultural nas raízes e costumes da tribo Pataxó. É necessário contato prévio com a administração para agendar a visita. Os grupos são limitados a 60 pessoas por turno e a visitação só é possível as terças e quintas-feiras. É importante levar repelente. Demarcada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e completamente inserida na Área de Proteção Ambiental de Caraíva/Trancoso, a Aldeia Imbiriba está situada nas proximidades do povoado de Itaporanga, no caminho para Caraíva, a 50 km de Porto Seguro. Nela moram cerca de 280 índios da tribo Pataxó Hã-Hã-Hãe, que realizam um artesanato bastante diversificado e criativo. É possível encomendar peças mais trabalhadas.

Aproveite para conhecer também a pequena vila bucólica de Itaporanga, distante apenas 1 km da aldeia. Criada em 1993 com o intuito de preservar as paisagens naturais e os atributos histórico-culturais que permeiam a cultura indígena, a Unidade de Conservação – Coroa Vermelha abriga um dos maiores patrimônios ecológicos da Costa do Descobrimento. Entre falésias, planícies costeiras de vastos coqueirais, vegetação de restingas, mangues e grande área de várzea, o local é habitat de vasta e preciosa fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Rica também é a flora marinha, repleta de recifes de corais e bancos de areia. A variação do nível das águas forma, ainda, brejos sazonais. A Mata Atlântica reina em plena regeneração, como parte da Reserva Indígena Pataxó.

A paisagem, de beleza desconcertante, emoldura toda a Unidade de Conservação banhada pelo mar e em fina sintonia com as águas doces dos rios e os manguezais. Praias de recifes de corais e grandes piscinas naturais de águas rasas e transparentes completam o cenário estonteante da natureza em seu esplendor. Na maré baixa, é possível seguir a pé pelos bancos de areia que invadem o mar por dezenas de metros, até o recife da Ponta da Coroa Vermelha, e curtir a paisagem da terra sob o ângulo diferenciado do mar. Do Alto do Mutari, uma vista deslumbrante escancara a natureza onde os diversos ecossistemas confluem em plena harmonia, agraciados pelas bênçãos do céu azul e do sol, em seu reinado absoluto. Da foz do rio Caí, no município de Prado, até o rio João de Tiba, em Santa Cruz Cabrália, 130 quilômetros de litoral englobam a área delimitada para o Museu Aberto do Descobrimento - criado pelo Governo Federal em 22 de abril de 1999, visando às comemorações dos 500 anos do Descobrimento.

Trata-se de um museu natural, a céu aberto, onde as “galerias” são praias, vales e trilhas naturais e o “acervo”, um conjunto de acidentes geográficos e núcleos urbanos tradicionais, dispostos como peças em exposição permanente. Primeiro Parque Municipal Marinho do Estado, Recife de Fora é administrado pela Prefeitura de Porto Seguro, em conjunto com empresas de mergulho. Apenas 3% do total protegido é aberto ao público, e a visitação é regulamentada para evitar qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, a fim de transformá-lo em um atrativo autossustentável. O restante do local é reservado a pesquisas e preservação permanente. O atracadouro para embarque fica no Cais da Tarifa, em frente à Passarela do Álcool, na cidade de Porto Seguro, e a saída para o Recife de Fora varia de acordo com a maré. A melhor época é durante o período de lua cheia ou nova, que coincide com a maré viva, quando ela atinge seus níveis máximo e mínimo – quanto mais seca, melhor para o passeio, pois os recifes do parque afloram e é possível relaxar nas piscinas naturais que se formam entre os corais mais ricos de todo o Atlântico Sul. Aproveite para mergulhar e desbravar a rica fauna a flora marinha e leve tênis para poder andar sobre os recifes.

A Fazenda Manona abriga ecossistemas de restingas, matas de transição e ciliar, à beira do rio que lhe cedeu o nome, em uma área de preservação ambiental de 7 ha (RPPN). A própria proprietária desenvolve trabalhos de educação ambiental e conscientização ecológica junto à comunidade local e aos visitantes. A natureza contempla os presentes logo na chegada, na chamada “casa de hospedagem”, de onde se tem uma vista panorâmica da Coroa Vermelha, Ponta Grande e Parque Municipal Recife de Fora, do alto de uma falésia com 42 m de altura. Os passeios incluem quatro opções de trilha: Manona, seguindo o córrego do rio e com direito a banhos de cascata; Aracuã, ótima para observação de pássaros; Juçara e Araticum, passando por entre mata velada. É importante trajar calça comprida e sapato fechado, sem esquecer do repelente.

Outras Opções

  • Costa das Baleias

    Situada no litoral Extremo Sul do Estado da Bahia, a Costa das Baleias compreende os municípios de Prado, Alcobaça,...

  • Aldeia Pataxó de Barra Vermelha

    Após sucessivas demarcações de terra, principalmente no século XX, o povo indígena da...

  • Aventuras na Terra de Jorge Amado

    Venha conhecer o que a terra de Jorge Amado tem para você. Desfrute das mais lindas paisagens, praias e cachoeiras;...

  • Aventuras no Oeste Baiano

    A Região Oeste da Bahia foi abençoada pela mãe natureza com rios, corredeiras, cachoeiras e vales que...

  • Aves Marinhas de Abrolhos

    Das 26 espécies de aves marinhas já encontradas em Abrolhos, apenas quatro vivem na ilha: Atobá, Piloto,...

  • Bahia Aventura

    Dedicada ao turismo de aventura, a Bahia Adventure é uma empresa especializada em turismo ecológico e de aventura,...

  • Baleada

    O espetáculo fica por conta das baleias jubarte, migrantes do Polo Sul diretamente para as águas quentes de...

  • Baleias, corais e florestas

    A Costa das Baleias situa-se no Extremo Sul baiano. Região privilegiada pela natureza, riquíssima em recursos...

  • Cacau com Dendê

    O roteiro Cacau com Dendê é uma opção para todos os gostos. Se você gosta de aventura,...

  • Cachoeira da Pancada Grande

    Um dos mais importantes atrativos ecoturísticos de Ituberá e região é a Unidade de Conservação...

  • Caminhos do Cacau e Chocolate I e II

    Passeio inesquecível pela região onde nasceu o escritor Jorge Amado. Nesse lugar pode-se desfrutar de belíssimas...

  • Caminhos do Oeste e Chapada Diamantina

    A Chapada Diamantina conta com atividades de turismo de aventura para iniciantes e praticantes. Roteiro integrado entre...

  • Canavieiras | Ilhéus | Itacaré

    Com sua preservada Mata Atlântica, é cenário dos sonhos de qualquer turista, mesmo que sua motivação...

  • Cânions do São Francisco

    Este roteiro promete mais ecoturismo e aventura ao turismo baiano. Região rica em recursos hídricos, paredões...

  • Caravana da Alegria

    Caravana da Alegria é uma “Grande Confraternização da Melhor Idade”, realizada anualmente...

  • Chapada em Alto Estilo

    O melhor da Chapada Diamantina acessível a diversos perfis de visitantes. O roteiro oferece o que há de melhor na Chapada...

  • Cipó

    A Bahia também tem ótimas opções para a Melhor Idade. Uma delas é Cipó. Situada...

  • Circuito Sul da Bahia

    Localizada no Extremo Sul da Bahia, a 730 km de Salvador, a Costa do Descobrimento é sede dos municípios de...

  • Colônia de Férias

    O Projeto Semente nasceu na FazendaTrês Lagoas, proxima  à cidade de Ubaíra, distante...

  • Complexo Turístico de Coroa Vermelha

    Uma grande faixa com belas praias fazem parte deste belo cartão-postal. Em 1960, com a fundação do...

  • Corredeiras e Marimbus

    As corredeiras do Rio Correntina e o arquipélago das Sete Ilhas dividem a paisagem com as veredas e marimbus. As...

  • Costa das Baleias

    Cenário de rara beleza, a costa litorânea do extremo sul da Bahia reúne todos os ingredientes de uma...

  • Costa do Cacau

    Marcada pela cultura do cacau, iniciada por aventureiros no século XVII, e pela produção de chocolate...

  • Costa do Descobrimento II

    Os cenários históricos confundem-se com a paisagem natural deste pedaço de paraíso, ao sul da...

  • Costa Encantada

    O roteiro passa pelo respeito ao conceito histórico, cultural, científico e ambiental das cidades de Salvador,...

  • Cultura e natureza exuberantes

    Este é um roteiro  no qual turista tem a oportunidade de conhecer os principais atrativos da Baía...

  • Desafio do Descobrimento – Sul da Bahia

    Uma expedição que desvenda os segredos e encantos da Costa Sul da Bahia, remontando a trilha do descobrimento,...

  • Dique do Tororó

    O Dique do Tororó é um dos mais famosos e belos cartões postais de Salvador. O Dique do Tororó...

  • Ecoetnico

    Este roteiro é uma verdadeira aula sobre a vida das comunidades do interior da Costa do Dendê. É uma...

  • Ecomotion

    Refazer o roteiro desbravado pelos atletas do Ecomotion pro 2011, em meio às inúmeras belezas naturais do Extremo...

  • Esporte e Aventura no Oeste baiano

    A região Oeste tornou-se um grande polo estadual no quesito corredeiras/esportes de aventura. Rafting: Agraciada...

  • Estação Ecológica Raso da Catarina

    A Estação Ecológica do Raso da Catarina foi instituída pelo Decreto Federal nº 88.286, de...

  • Estação Ecológica Raso da Catarina

    A Estação Ecológica do Raso da Catarina foi instituída pelo Decreto Federal nº 88.286 de...

  • Fauna e vegetação do Raso da Catarina

    A fauna na região é diversificada, observando-se a existência de mamíferos, como o veado do gênero...

  • Fazenda Aldeia Adventure

    A Fazenda Aldeia Adventure está localizada em uma área remanescente de Mata Atlântica, próxima...

  • Fazenda Recanto

    A Fazenda Recanto mescla, em doses bem equilibradas, belezas naturais, sossego e lazer. Programa ideal para quem visita...

  • Ilha de Itaparica e Salinas da Margarida

    Neste roteiro, o turista aproveita a tranquilidade e a beleza da Ilha de Itaparica. 1º Dia – Salvador-Ilha de...

  • Lagoa do Abaeté

    Enquanto relaxa, o visitante agradece o mergulho refrescante e curte o tempero da Bahia. Cantada em verso e prosa pelos...

  • Lagoas de Andaraí

    Em meio a uma imensa planície inundada, lagoas interligadas, de águas mansas, encantam o visitante, com...

  • Lampião e Conselheiro no Raso da Catarina

    O Raso da Catarina abriga uma reserva ecológica,o local foi abrigo para Lampião. Pouca gente sabe disso, mas...

  • Mangue Seco

    Mangue Seco consegue satisfazer tanto surfistas quanto pescadores. A 246 km de Salvador, o cenário onde se desenrola o...

  • Manguezal da Contracosta de Itaparica

    Um vasto e extenso manguezal reina absoluto em toda a contracosta da Ilha de Itaparica. Formado a partir do encontro das...

  • Mares da Bahia

    Um roteiro que leva o visitante a uma viagem no tempo. Velejar na Baía de Todos-os-Santos como fizerem os primeiros...

  • Mergulho em Cavernas e Grutas

    A área que compreende a Chapada Diamantina possui um dos complexos geológicos mais ricos da América...

  • Mergulho na Costa do Dendê

    A Costa do Dendê possui uma beleza singular e pontos excelentes para a prática de mergulho. Morro de São...

  • Morros do Pai Inácio e Camelo

    A visão do visitante abrange os 360 graus da paisagem, que se torna ainda mais encantadora ao sol poente. Morro...

  • Natureza com adrenalina

    Ainda desconhecida do grande público, a faixa norte da Chapada Diamantina configura-se num ambiente propício...

  • Parque das Cachoeiras – Circuito Chapada Norte

    A diversidade da fauna e flora silvestres, além de belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas de grande beleza. A riqueza...

  • Parque Ecoturístico do Lapão

    Envolto pela Mata Atlântica, o Parque Ecoturístico do Lapão abarca a gruta de mesmo nome e os mirantes...

  • Parque Nacional da Chapada Diamantina

    Esta aventura vem acompanhada de alguns dos mais belos cenários do Brasil e consiste em um superpasseio, cortando as inúmeras...

  • Parques de Salvador

    Zoobotânico Getúlio Vargas (Jardim Zoológico) Em uma área de 700 mil metros quadrados de extensão...

  • Passeio no Vale do Rio Corrente

    O visitante passa por uma grande e prazerosa aventura, cruzando as águas de dois belos rios. Até chegar ao...

  • Passeio pela orla de Juazeiro

    Juazeiro reserva belas praias de águas doces e ilhas fluviais. Banhada pelo imponente Rio São Francisco, a...

  • Passeios Ecofluviais em Canavieiras

    A bela Canavieiras agrega várias ilhas em seu território, revelando cenários exuberantes, de uma natureza...

  • Passeios em Canavieiras

    Canavieiras oferece passeios variados em contato direto com a natureza. Localizada às margens do Rio Pardo, Canavieiras...

  • Povoado de Velha Boipeba e Cova da Onça

    O povoado conserva, em harmonia, seu patrimônio histórico e suas belas paisagens. Primeira e principal...

  • Praias do Dendê

    O roteiro é uma destacada opção de destino ecoturístico da Bahia. A grande diversidade de cenários...

  • Praias Fluviais

    No roteiro ao longo do extenso Rio Paraguaçu, o mais importante da Chapada, a paisagem divide-se entre cenários...

  • Projeto Tamar e Reserva Sapiranga

    Projeto de preservação das Tartarugas Marinhas, o Tamar é ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente...

  • Rapel na Pancada Grande

    Se para os iniciantes do rapel o tamanho ideal das descidas está entre 10 e 20 metros, quando ele é feito numa...

  • Recifes em Santa Cruz Cabrália

    A Costa do Descobrimento possui uma natureza bastante generosa que inclui inúmeras praias e bancos de corais...

  • Rota do Saber

    Projeto essencialmente ecopedagógico, desenvolvido através de atividades extraclasse em consonância com...

  • Rota dos Diamantes

    Para conhecer de verdade uma região, é preciso fazer novas descobertas, conhecer e interagir com o modo de vida das pessoas...

  • Roteiros Históricos em Morro de São Paulo

    Morro de São Paulo é reduto de praias paradisíacas e monumentos históricos. Reduto de praias...

  • Roteiros turísticos no Raso da Catarina

    Da sesmaria do século XVIII à moderna cidade, representada por um dos maiores parques energéticos da...

  • Salvador e Praia do Forte Cultura e Natureza

    Uma experiência que vai mostrar a você novos caminhos e segredos da Bahia. O prazer de velejar nas...

  • Salvador Náutico Cultural

    Salvador é cultura, belezas naturais, festa contínua e muita alegria. Salvador é o destino de quem...

  • Santa Cruz Cabrália

    A cidade exala História por todas as ruas, becos e cantos. Fundada no alto de um platô, Santa Cruz Cabrália...

  • Sítio Bom Sucesso e Porto Juacema

    Para quem gosta de relaxar e curtir a natureza, o Sítio Bom Sucesso é a pedida ideal. Além de uma ampla...

  • Sul da Bahia em Grande Estilo

    Com sua preservada Mata Atlântica, é cenário dos sonhos de qualquer turista. Com sua preservada Mata...

  • Terra de Jorge Amado e do Chocolate

    Com sua preservada Mata Atlântica, é cenário dos sonhos de qualquer turista, mesmo que sua motivação...

  • Travessia Igatu – Paty – Capão

    São quatro dias de trilhas, oscilando entre leve e pesada, com caminhadas em meio a paisagens deslumbrantes da Chapada...

  • Trekking e Cavalgada em Cairu

    Cairu oferece esportes ecológicos, mesclando adrenalina com a beleza de suas paisagens. Embora seu nome dificilmente...

  • Trekking em Jacobina

    Dona de um vasto patrimônio histórico, marcando o limite norte da Chapada Diamantina, Jacobina não economiza...

  • Trekking em Lençóis

    Do alto deste mirante natural, todas as belezas tornam-se ainda mais encantadoras ao sol poente.   Morro do Camelo Com...

  • Trekking em Mucugê/Andaraí

    Para a grande maioria das pessoas que vão à Chapada, a beleza do local não faria sentido se não...

  • Trekking em Palmeiras

    Fundada por causa de suas muitas jazidas de diamantes, Palmeiras consolidou-se também por estar em um ponto estratégico...

  • Trekking no Vale do Pati

    Além de seu belo e diversificado litoral, a região central apresenta cachoeiras, grutas, cavernas, morros, rios e trilhas...

  • Trilha do Caboclo

    A travessia do Vale do Paty abre-se em belas paisagens de matas nativas, rios e cachoeiras, em sintonia com casarios coloniais...

  • Trilhas na Chapada Diamantina

    Durante sete noites e oito dias, os ecoturistas, turistas da Melhor Idade, aventureiros e o público GLS vão desfrutar...

  • Unidade de Conservação de Santa Cruz Cabrália

    Localizada na faixa litorânea dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre a foz do Rio João...

  • Unidade de Conservação Recife das Pinaúnas

    O local é perfeito para o mergulho e as baleias jubarte costumam dar o ar da graça. Itaparica, no município...

  • Vale do Capão

    O Vale do Capão resguarda paisagens deslumbrantes. O cenário é basicamente composto por grandes cachoeiras,...

  • Vale do Rio Salitre

    Um roteiro indicado para os que gostam de um delicioso banho de cachoeira é percorrer o vale do Rio Salitre, um dos...

  • Visita aos Povoados de Nilo Peçanha

    A região de Nilo Peçanha, à beira da BA-001, no coração da Costa do Dendê, oferece...

  • Volta ao Parque com Guiné e Fumacinha

    A Chapada preserva cidades históricas, ligadas ao ciclo dos diamantes, e uma cultura bastante interessante, recheada de...

  • Volta ao Parque da Chapada Diamantina

    Este roteiro é flexível aos diversos perfis de visitantes e conta com infraestrutura turística de qualidade. Roteiro...

Bahia.com.br
Copyleft 2018