Os caminhos de Conselheiro

Museu de Canudos Velha Foto Rita Barreto (3894).JPG

Antônio Conselheiro nasceu em Quixeramobim, no Ceará. Em 1870, iniciou peregrinação por diversas cidades do interior do Nordeste. Até fundar o povoado de Belo Monte (primeira Canudos), em 1893, o beato arregimentou seguidores por onde passou. Além das pregações que fazia em cada localidade, o Conselheiro e seus seguidores construíam igrejas e cemitérios. 

Na Bahia, o beato deixou sua marca em vários municípios, onde construiu igrejas (Crisópolis, Biritinga, Itapicuru, Rainha dos Anjos, Aporá, Olindina, Nova Soure, Chorrochó, Esplanada e Canudos) e cemitérios (Timbó, Entre Rios, Ribeira do Amparo, Aporá, Itapicuru e Canudos). 

 Para fazer o roteiro do Conselheiro, quem partir de Salvador deve seguir pela BR-101 até Alagoinhas, distante 119 km da capital baiana. A partir daí, inicia-se o caminho percorrido pelo Conselheiro na região Nordeste da Bahia.

Itapicuru

Ao pisar em solo baiano, em 1876, o beato e seus seguidores instalaram-se em Itapicuru, município que faz fronteira com o estado de Sergipe. Ali, os conselheiristas ajudaram o padre Antônio Agripino da Silva a erguer a paróquia local, iniciada em 1869, e que deu origem à atual Igreja da Matriz.
 No povoado de Rainha dos Anjos, ele e seus seguidores trabalharam para restaurar uma pequena capela. A primeira notícia de jornal sobre o beato dá conta da sua passagem pelo povoado.
 Acusado de ter matado sua mãe e esposa, o Conselheiro foi preso em Itapicuru e levado de volta ao Ceará. Conseguiu provar sua inocência e retomou seu périplo pelo sertão nordestino, voltando à Bahia em 1880.

Crisópolis

A área onde está erguida Crisópolis integrava o município de Itapicuru e seu povoamento iniciou-se na segunda metade do século XIX, por fazendeiros que ali se estabeleceram e formaram as fazendas Dendê de Cima e Dendê de Baixo.
Com a chegada de Antônio Conselheiro, em 1880, formou-se o povoado de Bom Jesus, onde o profeta do sertão construiu uma igreja e um cruzeiro, concluídos em 1892.
 A sede, criada com o topônimo de Bom Jesus, em 1898, foi alterado em 1938 para Crisópolis, quando o povoado foi elevado à categoria de cidade. Atualmente o município tem como distritos importantes o Buril e o Pinto.

Aporá

Em Aporá, o Conselheiro e seus seguidores construíram uma igreja e um cemitério. O município faz limite ao norte com Crisópolis, ao sul e a oeste com Inhambupe, a leste com Esplanada, a nordeste com o município de Acajutiba, a noroeste com o município de Olindina e a sudeste com o município de Entre Rios; todos esses municípios foram percorridos pelo Conselheiro.

Chorrochó

A pequena povoação formada por casebres, que integrava o município de Curaçá, só se desenvolveu com a chegada de Antônio Conselheiro, que construiu uma igreja, mais tarde dedicada ao Senhor do Bonfim. Criado em 1919, foi extinto em 1924, sendo novamente anexado a Curaçá. Em 1952, foi novamente elevado à condição de município. 
O município de Chorrochó tem alguns atrativos turísticos. Além da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, construída por Antônio Conselheiro, em 1885; há também a Praia de Jatubarana e a Piscigranja (sistema pesque e pague).
 A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim tem 260 metros quadrados de área e possui cobertura em telha colonial, sobre estrutura de madeira e piso de mármore. Em bom estado de conservação, tem no altar-mor a imagem do Senhor do Bonfim, protegido por redoma de vidro e madeira entalhada. À direita, existe uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e, à esquerda, uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, ambas moldadas em gesso. A igreja permanece aberta diariamente, das 17 às 20h.

Biritinga

A cidade pertence à microrregião de Serrinha, de onde foi desmembrada em 1962. Em tupi, Biritinga significa "cana branca". O povoamento que deu origem ao município foi fundado em 1822, por João Pedreira Lobo. Em abril de 1891, um terreno doado por Antônio Martins de Cerqueira possibilitou a construção da capela de Nossa Senhora de Belém, cujas primeiras pedras foram colocadas por Antônio Conselheiro.
 O calendário festivo do município é bastante diversificado, com ênfase na festa de São Sebastião, em 20 de janeiro, com leilões, procissões e o famoso acompanhamento para a Tapera. Há também a festa da emancipação política, em 23 de abril, as festas juninas, a Independência do Brasil, com o tradicional desfile, e a festa da padroeira Nossa Senhora de Belém, em 8 de dezembro.

Olindina

O primeiro nome da cidade foi Mucambo, depois Nova Olinda e, por fim, Olindina. A história deste município remonta às três décadas finais do século XIX e está diretamente relacionada à Guerra do Paraguai, quando, por força de hábito da época, o Dr. Pedro Ribeiro de Araújo, médico-chefe do hospital para feridos de guerra, foi agraciado com as terras da atual Olindina, onde tomou posse, batizando o lugar de Fazenda Mocambo (em razão do nome originalmente atribuído ao local) e à Guerra de Canudos.
 Em 1882, quando o Conselheiro passou pelo município de Itapicuru, do qual Olindina fazia parte, à época, construiu também uma capela dedicada a São João Batista, depois mudada para Nossa Senhora da Conceição. Na cidade é realizada anualmente uma movimentada Micareta, que atrai pessoas de diversas cidades, inclusive do estado de Sergipe.

Ribeira do Amparo

 Outro ponto de parada de Antônio Conselheiro, Ribeira do Amparo teve origem no povoado de Ribeira do Pau Grande. No final do século XIX, este município passou a chamar-se Vila do Amparo. Em 14 de agosto de 1958 ganhou sua emancipação política e foi denominada Ribeira do Amparo.

Esplanada

O município de Esplanada tem sua origem no arraial pertencente ao município do Conde. O progresso da cidade está vinculado à chegada da estrada-de-ferro, antiga Viação Férrea Leste Brasileira, hoje Ferrovia Atlântica, cujo final de linha se destinava à localidade vizinha de Timbó, onde Antônio Conselheiro construiu o primeiro cemitério.
 O Arraial de Esplanada foi convertido em cidade em 1931. Em julho do mesmo ano, foi anexado ao seu território o município de Vila Rica e criada uma subprefeitura na antiga Vila Rica. Atualmente, o município de Esplanada é composto pela sede e os distritos de Palame e São José do Mucambo.

Entre Rios

A primeira exploração das terras de Entre Rios ocorreu no século XVI, com concessão de sesmarias à Casa da Torre de Garcia D’Ávila. Às margens dos rios Joanes, Inhambupe e Itapicuru foi iniciada uma povoação e erguida uma capela. Pouco tempo depois foi criada a freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Inhambupe. A vila foi criada em 1872 e, um ano mais tarde, o município, com o nome de Entre Rios, foi criado a partir do território desmembrado de Inhambupe.

Outras Opções

  • A História dos Vencidos

    A Canudos de hoje está a 15 km da velha Canudos, e vive da pesca de tilápias e tucunarés do açude...

  • Águas e Vinhos do Velho Chico

    Este roteiro da macrorregião Nordeste vai levar o turista a conhecer o “Velho Chico”, através de...

  • Aventuras na Terra de Jorge Amado

    Venha conhecer o que a terra de Jorge Amado tem para você. Desfrute das mais lindas paisagens, praias e cachoeiras;...

  • Bahia Panorâmica

    Por suas características singulares, Salvador, a capital da Bahia, tornou-se um dos principais destinos turísticos...

  • Barroco Baiano – Recôncavo

    As cidades do Recôncavo Baiano são um extraordinário parque barroco ao ar livre. Estilo extrapolou...

  • Caldas do Jorro

    Um oásis no meio do sertão baiano. Esta seria uma definição bastante apropriada para a bela,...

  • Caminho dos Orixás

    Um roteiro afro-religioso para o turista que tem interesse na cultura afro-baiana. O Caminho dos Orixás é...

  • Caminhos do Cacau e Chocolate I e II

    Passeio inesquecível pela região onde nasceu o escritor Jorge Amado. Nesse lugar pode-se desfrutar de belíssimas...

  • Canudos

    Canudos é hoje uma cidadezinha pacata, com traçado planejado e ruas retas. Fica a 410 km de Salvador, junto...

  • Caravana da Alegria

    Caravana da Alegria é uma “Grande Confraternização da Melhor Idade”, realizada anualmente...

  • Castelo Garcia D’Ávila

    O castelo é um dos mais belos monumentos do Patrimônio Histórico Nacional. Considerada a primeira edificação...

  • Cidade de Cachoeira

    Cachoeira a "Cidade Monumento Nacional" respira história em todas as esquinas. Cachoeira respira história...

  • Cidade Histórica de Monte Santo

    A cidade tem a religiosidade como atrativo mais forte. A Praça Monsenhor Berenguer concentra grande parte do preservado...

  • Complexo Turístico de Coroa Vermelha

    Uma grande faixa com belas praias fazem parte deste belo cartão-postal. Em 1960, com a fundação do...

  • Costa do Cacau

    Marcada pela cultura do cacau, iniciada por aventureiros no século XVII, e pela produção de chocolate...

  • Costa do Descobrimento II

    Os cenários históricos confundem-se com a paisagem natural deste pedaço de paraíso, ao sul da...

  • Cultura e Mar na Baía de Todos-os-Santos

    A Baía de Todos-os-Santos é um dos mais belos cenários nacionais. Seu mar de águas calmas e cristalinas...

  • Cultura e natureza exuberantes

    Este é um roteiro  no qual turista tem a oportunidade de conhecer os principais atrativos da Baía...

  • Desafio do Descobrimento – Sul da Bahia

    Uma expedição que desvenda os segredos e encantos da Costa Sul da Bahia, remontando a trilha do descobrimento,...

  • Ecoetnico

    Este roteiro é uma verdadeira aula sobre a vida das comunidades do interior da Costa do Dendê. É uma...

  • Ecomotion

    Refazer o roteiro desbravado pelos atletas do Ecomotion pro 2011, em meio às inúmeras belezas naturais do Extremo...

  • Farinha com Dendê

    O roteiro proporciona cultura e gastronomia, além de um passeio pelas belezas da Bahia. Na Bahia, “Terra da...

  • Forte de São Marcelo

    O Forte de São Marcelo está temporariamente fechado para visitação Localizado no meio da Baía de Todos-os-Santos e...

  • Históricos de Santo Amaro

    A história de Santo Amaro é estampada nos sobrados e monumentos. O traçado irregular, datado do século...

  • Ilha de Itaparica e Salinas da Margarida

    Neste roteiro, o turista aproveita a tranquilidade e a beleza da Ilha de Itaparica. 1º Dia – Salvador-Ilha de...

  • Lampião e Conselheiro no Raso da Catarina

    O Raso da Catarina abriga uma reserva ecológica,o local foi abrigo para Lampião. Pouca gente sabe disso, mas...

  • Mercado Modelo

    O Mercado Modelo é um espaço de animação artística e cultural. Aqui tem tudo o que...

  • Parque das Cachoeiras – Circuito Chapada Norte

    A diversidade da fauna e flora silvestres, além de belíssimas cachoeiras, grutas e trilhas de grande beleza. A riqueza...

  • Parque Histórico de Canudos

    Canudos é referência nacional quando se fala em turismo cultural. Palco de uma das mais sanguinárias...

  • Passeio em Nazaré

    O passeio proporciona um pouco da cultural e da história local. Tradição que já dura mais de...

  • Passeio no Vale do Rio Corrente

    O visitante passa por uma grande e prazerosa aventura, cruzando as águas de dois belos rios. Até chegar ao...

  • Passeio pela orla de Juazeiro

    Juazeiro reserva belas praias de águas doces e ilhas fluviais. Banhada pelo imponente Rio São Francisco, a...

  • Pelourinho histórico

    O Pelourinho é história, inspiração e efervescência cultural. É um dos principais cartões-postais...

  • Pelourinho, riqueza arquitetônica

    É no Pelourinho que Salvador reúne sua maior riqueza cultural. É no Pelourinho que Salvador reúne...

  • Povoado de Velha Boipeba e Cova da Onça

    O povoado conserva, em harmonia, seu patrimônio histórico e suas belas paisagens. Primeira e principal...

  • Reserva Indígena da Jaqueira

    Os turistas praticam jogos de arco e flecha e fazem trilha. Um imenso tronco de jaqueira, tombado pela própria ação...

  • Rota da Liberdade

    Grupo de turismo étnico, formado por representantes de remanescentes de quilombos. Grupo de turismo étnico...

  • Rota das Aldeias

    Vivência surpreendente, recheada de emoções e descobertas. É o que se sente ao visitar as...

  • Rota do Saber

    Projeto essencialmente ecopedagógico, desenvolvido através de atividades extraclasse em consonância com...

  • Rota dos Diamantes

    Para conhecer de verdade uma região, é preciso fazer novas descobertas, conhecer e interagir com o modo de vida das pessoas...

  • Roteiros Históricos em Morro de São Paulo

    Morro de São Paulo é reduto de praias paradisíacas e monumentos históricos. Reduto de praias...

  • Roteiros turísticos no Raso da Catarina

    Da sesmaria do século XVIII à moderna cidade, representada por um dos maiores parques energéticos da...

  • Salvador Bus: o ônibus turístico panorâmico

    O turista tem a chance de conhecer os principais pontos turísticos da capital. Inspirado no conceito londrino, o Salvador...

  • Salvador e Praia do Forte Cultura e Natureza

    Uma experiência que vai mostrar a você novos caminhos e segredos da Bahia. O prazer de velejar nas...

  • Salvador Histórica

    A capital baiana agrega modernidade e história, catolicismo e candomblé, com a naturalidade que é peculiar...

  • Salvador Histórica

    A capital baiana agrega modernidade e história de uma forma peculiar. A capital baiana agrega modernidade e história,...

  • Salvador Náutico Cultural

    Salvador é cultura, belezas naturais, festa contínua e muita alegria. Salvador é o destino de quem...

  • Salvador Panorâmica

    Esse roteiro mostra os pontos turísticos e as belezas da capital baiana. O inicio é o Porto da Barra que é...

  • Santa Cruz Cabrália

    A cidade exala História por todas as ruas, becos e cantos. Fundada no alto de um platô, Santa Cruz Cabrália...

  • Segredos do Recôncavo

    Esse roteiro traz os sabores, sons e saberes de Salvador e Recôncavo baiano. A partir de Salvador o caminho percorre...

  • Um Repórter nos Sertões

    Euclides da Cunha acaompanhou e registrou o conflito de Canudos, no sertão da Bahia. Possivelmente o país...

  • Viaja Mais Melhor Idade

    A Bahia guarda nas suas ruas, praças, igrejas, fortes e monumentos, grande parte da história do Brasil. Aliado...

  • Visita aos Povoados de Nilo Peçanha

    A região de Nilo Peçanha, à beira da BA-001, no coração da Costa do Dendê, oferece...

Bahia.com.br
Copyleft 2018