Cidade de Itaparica

130209MD-376.jpg

A tranquilidade e as ruas arborizadas dão o tom da singela paisagem local.

A tranquila Itaparica remete o visitante a uma época saudosa, onde as pessoas, sentadas à porta de suas casas, passavam noites inteiras conversando. As ruas arborizadas e calçadas em pedras (paralelepípedos) dão o tom da singela paisagem local. Na Ponta de Areia, distrito próximo, pescadores calmamente tecem suas redes, confortados pela sombra de suas casas e pela beleza de um mar calmo e morno.
 

Ao longo da orla, inúmeros bares e restaurantes, com mesinhas colocadas nas calçadas, servem pratos e petiscos frescos, à base de frutos do mar. Peixes e caranguejos são os mais requisitados. As barracas oferecem batidas de frutas tropicais, e a tradicional cerveja está sempre gelada. Antigos saveiros e pequenos barcos em ruínas formam um cenário bem pitoresco, dando o testemunho necessário às famosas histórias de pescador. Grandes amendoeiras fornecem sombra, que, aliadas a uma constante e deliciosa brisa, completam a bela paisagem.

Reduto também da religiosidade, Itaparica concentra, no Porto do Santo, um verdadeiro santuário de oferendas, orações e demonstrações de fé. No local – rua Verão, próximo ao Terminal de Bom Despacho – romeiros pagam suas promessas e pedem por novas graças. O acesso é através de uma trilha em meio à Mata Atlântica. A energia mística e a natureza exuberante valem o passeio.

Outras Opções

  • Caminho dos Orixás

    Um roteiro afro-religioso para o turista que tem interesse na cultura afro-baiana. O Caminho dos Orixás é...

  • Cidade de Cachoeira

    Cachoeira a "Cidade Monumento Nacional" respira história em todas as esquinas. Cachoeira respira história...

  • Cidade Histórica de Monte Santo

    A cidade tem a religiosidade como atrativo mais forte. A Praça Monsenhor Berenguer concentra grande parte do preservado...

  • Ilha de Itaparica e Salinas da Margarida

    Neste roteiro, o turista aproveita a tranquilidade e a beleza da Ilha de Itaparica. 1º Dia – Salvador-Ilha de...

Bahia.com.br
Copyleft 2017