Caminho dos Orixás

dique-do-tororo.jpg

Um roteiro afro-religioso para o turista que tem interesse na cultura afro-baiana.

O Caminho dos Orixás é um roteiro de turismo afro-religioso. Em seu conjunto, são sete caminhos, um para cada dia da semana, oferecendo, ao mesmo tempo, uma visão panorâmica turística e fazendo uma correlação com os aspectos particulares da religião e das divindades – os orixás – da cultura baiana.
Nossa filosofia é o turismo étnico-afro cultural.
Nosso público-alvo será todo o turista que tiver interesse na cultura afro-baiana, sem nenhuma distinção.
É o Caminho dos Orixás – tour histórico e social afro-religioso - que denominamos:

• Caminho de Xangô
• Caminho de Oxalá
• Caminho de Iemanjá
• Caminho D’Ogum
• Caminho D’Oxum
• Caminho Omolu
• Caminho da Baía de Todos-os-Santos

Nesses tours são oferecidos sightseeing dos pontos turísticos da cidade, com visitas a algum terreiro afro-religioso, durante o dia, sem invadir ou desrespeitar a cultura de cada local, seguido de um roteiro lógico dessa magnitude. Além disso, oferecemos a oportunidade de participar de uma cerimônia religiosa, pela noite, se ocorrer.

1. CAMINHO DE XANGÔ

Visita ao Ilê Axé Opô Afonjá, para participar de uma pequena cerimônia, o Amalá de Xangô, realizada todas as quartas-feiras, pela manhã, pelo calendário da casa.
Visita às dependências do terreiro: biblioteca, museu da própria casa, escola comunitária.

2. CAMINHO DE OXALÁ
Turismo pelas principais casas de axé de Salvador, por causa de sua proximidade – Casa Branca, Ilê Axé Oxumaré e Gantois, visitando seus museus e projetos sociais, e sentindo o poder dessa magia da fé de origem africana. Este tour acontece sempre à tarde, em qualquer dia da semana.

3. CAMINHO DE IEMANJÁ
Sightseeing
de todas as praias, lagos e lagoas ao longo dos 20 km da orla marítima de Salvador: Barra, Rio Vermelho, Lagoa do Abaeté, Itapuã. Introduzindo, dentre outras, a história do Jardim de Alah, Praia de Itapuã, as festividades celebradas em cada lugar, os parques, e toda a energia da Bahia, terra de mar e águas.

4. CAMINHO D’OGUM
Passeio pela área tombada do Patrimônio Histórico da Humanidade, como o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Pelourinho, até Santo Antônio Além do Carmo, com visita à Igreja do Rosário dos Pretos.

5. CAMINHO D’OXUM
Panorâmico da periferia: conhecendo as margens da cidade.
Esta agência tem o prazer de apresentar em primeira mão esse roteiro inovador dentro do contexto de distância do centro da cidade, a periferia, demonstrando uma atmosfera diferente e incomum no turismo,com um percurso que começa da Feira de São Joaquim, até a Ribeira,com visita à Igreja do Senhor do Bonfim.

6. CAMINHO DE OMOLU
Todas as segundas-feiras, com visita à igreja de São Lázaro. Visitação aos principais pontos histórico-geográficos da Barra, terminando no Rio Vermelho, onde se podem degustar os mais famosos acarajés da Bahia.
 

Agência responsável:
www.afrotours.com.br

Outras Opções

  • Cidade de Cachoeira

    Cachoeira a "Cidade Monumento Nacional" respira história em todas as esquinas. Cachoeira respira história...

  • Cidade de Itaparica

    A tranquilidade e as ruas arborizadas dão o tom da singela paisagem local. A tranquila Itaparica remete o visitante...

  • Cidade Histórica de Monte Santo

    A cidade tem a religiosidade como atrativo mais forte. A Praça Monsenhor Berenguer concentra grande parte do preservado...

  • Ilha de Itaparica e Salinas da Margarida

    Neste roteiro, o turista aproveita a tranquilidade e a beleza da Ilha de Itaparica. 1º Dia – Salvador-Ilha de...

Bahia.com.br
Copyleft 2017