Águas e Vinhos do Velho Chico

Enoturismo---Fotos-Manuela-Cavadas-(6).jpg

Este roteiro da macrorregião Nordeste vai levar o turista a conhecer o “Velho Chico”, através de suas lendas e paisagens, cultura e gastronomia.

Para os amantes do Enoturismo, a pedida é passear pelos vinhedos, aprender a colher uvas e conhecer de perto o preparo de vinhos de boa qualidade, com direito à degustação nas principais vinícolas da região. Navegar pelo São Francisco, na barca “Rio dos Currais”, fazendo a Rota das Águas, é uma ótima opção que inclui almoço e banho de rio, com retorno ao final da tarde. Conhecer a Usina e Lago de Sobradinho, considerado o segundo maior lago artificial do mundo em “espelho d’água”, com opção de eclusagem a bordo da embarcação “Velho Chico” com destino à vinícola Ouro Verde. A facilidade de acesso ao lago incentivou a prática de esportes náuticos, especialmente a vela, hobbie cat, laser, windsurf e jet ski. A culinária típica, à base de bode, de cari (peixe conhecido como a lagosta do sertão), da tilápia (criada em cativeiro) e de surubim (peixe nobre de água doce) está no cardápio deste roteiro. Cidade festiva e festeira, Juazeiro oferece diversas opções de lazer noturno, onde não faltam shows com o ingrediente indispensável na região: o forró.

Descritivo do Itinerário

1º Dia – Juazeiro
Manhã – City tour (Parque de Calu, Av. Adolfo Viana, Rua 28 de Setembro, Rua da Apolo, Pça São Tiago Maior, Pça da Catedral, Museu, Loja de Artesanato, Orla Fluvial, Nego D’Água e Vaporzinho).
Sugestão de almoço nos restaurantes: Macaxeira/ Rio Center
Tarde – visita à usina e lago de Sobradinho.
Noite: Livre
Pernoite em Juazeiro
2º Dia – Juazeiro / Casa Nova/Petrolina (Panorâmico)
Saída para visita à Fazenda Ouro Verde (Vinícola). O passeio inclui informações sobre viticultura (visita aos vinhedos), cantina (metodologia de produção e elaboração de vinho tinto, branco e espumante), destilaria (elaboração de brandy), degustação (03 vinhos, 02 espumantes e 01 brandy) e varejo para compras. No varejo encontram-se, além de todos os vinhos da Miolo Wine Group, cosméticos à base de uva e vinho, confecções, acessórios, taças, etc.
Sugestão de almoço nos restaurantes: Donemília/Barretu´s Grill/ Maria do Peixe
Tarde – City tour em Petrolina (panorâmico) – Catedral, Ateliê Mestre Quincas, Museu do Sertão.
Noite – Armazém Caffé.
Pernoite em Juazeiro
3º Dia – Juazeiro (Rio São Francisco)
Passeio pelo Rio São Francisco na barca Rio dos Currais – Rota das Águas (barca com toda estrutura de chapa de aço – parte térrea com entrada com lobby-bar, redes para descanso, sanitários individuais, deque superior com cobertura, ducha para banho, música ao vivo, espaço para dançar e serviço de alimentos e bebidas). O passeio percorre diversas ilhas, tendo como seu ponto forte uma parada na Ilha da Amélia para banho e almoço. (Retorno final da tarde)
Noite – Jantar em restaurante especializado em carne de bode/outros
Pernoite em Juazeiro
4º Dia – Juazeiro
Após café da manhã, saída para passeio no centro da cidade e visita (artesanato na loja Destaque/Casa do Artesão/ Diversos) e compras, fotos, etc. Opcional: visita a uma fazenda de multiculturas.
Noite – Livre
Pernoite em Juazeiro

Roteiro Enofluvial
O roteiro Águas e Vinhos do Velho Chico vêm oferecer aos turistas que visitam o Vale do São Francisco a oportunidade de chegar à Vinícola Ouro Verde, a bordo de uma barcaça, ou quem sabe ainda de um vapor denominado Vapor do Vinho. O enofluvial acontece com saída do porto de “Chico Periquito” com destino a eclusagem jusante/montante (de baixo para cima), onde os turistas a bordo da embarcação Rio dos Currais contemplarão uma subida de água com cerca de 27/32, 5 metros de altura a depender do limite do Lago de Sobradinho, com destino à Fazenda Ouro Verde (vinícola Miolo).
Serão cerca 2h30 navegando em um dos maiores lagos artificiais do mundo, onde, durante o percurso, é oferecida música ao vivo, gastronomia regional, vinhos e espumantes.
Na chegada à vinícola, o grupo de visitantes é recebido por um enólogo, que o acompanhará para uma visita técnica demonstrativa do processo de produção dos vinhos e espumantes. Depois de cumprida essa etapa, o grupo se dirige para uma degustação, em ambiente climatizado, e oportunidade de adquirir os produtos degustados, dentre outros, como cosméticos e acessórios para vinhos e espumantes.
O passeio encerra-se com retorno à cidade de Juazeiro, de ônibus.

Deslocamento
Salvador até a cidade de Juazeiro (via terrestre) – 500km
Salvador até Petrolina (via aérea) – 50 minutos
Juazeiro até Casa Nova (via terrestre) – 50 km
Recife até Petrolina (via aérea) – 50 minutos
Recife até Petrolina /(via terrestre) – 820 km
Juazeiro até Petrolina (via terrestre) – 2 km
Petrolina até Lagoa Grande (via terrestre) – 40 km

Outras Opções

Bahia.com.br
Copyleft 2018