Prado

Já pensou em estar no mesmo ponto em que a história do Brasil começou a ser escrita? Para viver essa experiência é simples, basta visitar o município de Prado, na Costa das Baleias, a cerca de 670 km da capital baiana, onde Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal em 22 de abril de 1500.

Palco de cenários de tirar o fôlego, o município possui, ao todo, 84 km de praias admiráveis. Para quem curte contato com a natureza, lazer e sossego em um único lugar, esse é o destino perfeito. A vista é inesquecível: águas cristalinas que variam entre os tons azuis e verdes, arrecifes e areia branca formam uma pintura.

O que não falta é paisagem admirável em Prado. Cada canto tem seu diferencial, mas as águas claras e as falésias são figurinhas marcadas em cada praia. Ponta do Corumbau é considerada uma das praias mais lindas do país, a Praia da Amendoeira, protegida por recifes, é ótima para banhos, a Praia do Tororão tem falésias que chegam a atingir 30 metros de altura, e por aí vai…

E tem turismo para todo gosto! Se você curte o visual de praia e calmaria, não pode deixar de conhecer a Cumuruxatiba, um distrito do município tomado por praias belíssimas que sofrem do fenômeno de maré vazante, a descida lenta do nível do mar.

Para quem quer viver a história, a Barra do Cahy não pode estar fora do roteiro. Destino de praia que abriga o encontro do rio com o mar, é considerada a primeira praia do Brasil. Foi o primeiro pedaço de terra avistada por Cabral e é a mesma praia descrita por Pero Vaz de Caminha em sua lendária carta de 1500. Pense no visual?

Ainda no clima de história, há ainda a experiência do ecoturismo no Parque Nacional de Monte Pascoal, na região da Costa do Descobrimento. O parque, que é aberto para visitação, tem uma importante reserva de Mata Atlântica e proporciona não só contemplação da natureza, mas participação cultural em manifestações indígenas – a região é casa de índios pataxós.

Pensa que acabou?! Nada disso! A depender do período em que você visite o município, pode ainda contemplar o espetáculo da temporada de baleias visitando o arquipélago de Abrolhos. E aí, falta algum motivo pra conhecer esse paraíso?

É só arrumar as malas e escolher o meio de transporte. De ônibus ou de carro, o percurso é de 790km. Pega a BR 324 e, no quilometro 91,5 passa para a BR 101. De avião, o passageiro desce no aeroporto de Teixeira de Freitas e percorre apenas 81km até Prado. Neste caso, pode alugar um carro ou pegar um ônibus.