Reforma do Centro de Convenções da Bahia será entregue na sexta

O Centro de Convenções da Bahia (CCB) será entregue completamente reformado, na próxima sexta-feira (9), às 9h. O investimento total nas obras, viabilizado por meio de recursos estadual e federal, é de aproximadamente R$ 20 milhões. Um novo site do Centro de Convenções da Bahia também deve ser disponibilizado em breve.

A requalificação e readequação do CCB foi dividida em duas etapas. Logo após concluída a primeira fase das obras, o espaço sediou o 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado em setembro de 2009. Agora, na reta final dos trabalhos, o Centro de Convenções passa pelos os últimos ajustes antes de se tornar palco de um dos principais eventos já sediados no Brasil, o 12º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizado entre os dias 12 e 19 deste mês. A expectativa é que quatro mil pessoas, entre personalidades, militantes, autoridades e imprensa nacional e internacional, estejam em Salvador durante o congresso.

“Sem sombra de dúvidas, o Governo da Bahia está concentrando todos os esforços para sediar este evento internacional e tudo estará funcionando perfeitamente”, garantiu o secretário estadual do Turismo, Antônio Carlos Tramm durante visita técnica ao CCB nesta terça-feira (6).

De fato, a movimentação é intensa. De acordo com informações da Bahiatursa, a última reforma do CCB, que já tem 30 anos, ocorreu em 1993. Além de profissionais como soldadores, faxineiras, arquitetos e engenheiros, uma equipe de logística contratada pela ONU já está no local preparando as salas onde serão realizadas as reuniões. A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, adiantou que toda a parte de receptivo está sendo preparada, como os postos de informações e guias, para que os participantes do Congresso da ONU tenham a melhor estadia possível”.

Quem chega ao Centro de Convenções, ainda do lado de fora, se depara com as esculturas e pinturas que reafirmam a baianidade por meio dos traços firmes e marcantes do artista plástico soteropolitano Bel Borba. A vista privilegiada do Oceano Atlântico proporcionada do segundo piso foi mantida. Entre os ambientes e equipamentos reparados e requalificados estão os banheiros, grades de proteção, carpetes, sinalizadores, itens de segurança e as coberturas dos pavilhões de feiras e geral, que receberam telhas novas impermeabilizadas cobertas com mantas especiais.

Um novo sistema que protege o Centro de Convenções contra descargas elétricas também foi instalado. O 4º piso foi totalmente requalificado e um outro espaço que também evidencia as melhorias é o Teatro Iemanjá, que teve o painel e todas as poltronas reformadas, forros e carpetes trocados e os equipamentos de sonorização substituídos.

Emília Silva disse ainda que foi elaborado um novo projeto de comunicação visual sem descuidar da parte estética e de segurança. Segundo ela, a entrega da reforma também contempla diretamente a sociedade baiana, pois no local são realizados eventos como formaturas e feiras.

Bahia.com.br
Copyleft 2019