Fiéis lotam ruas do Comércio no Dia da Padroeira da Bahia

fieis PORTAL

Milhares de pessoas lotaram a Basílica e Santuário da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, em Salvador, nesta segunda-feira (8/12), dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia.

Enquanto fiéis católicos agradeciam graças alcançadas e renovavam pedidos de bênçãos à Mãe de Jesus, adeptos do candomblé se vestiram de amarelo para louvar Oxum – rainha das águas doces, orixá da Beleza e do Amor -, com quem a santa faz sincretismo nas religiões de matriz africana.

A missa solene, realizada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, foi realizada em clima de muita fé e emoção.  Após a celebração, milhares de pessoas seguiram, em procissão pelas ruas do Comércio, entoando cânticos de louvores em agradecimento a mãe Maria pelo dom da vida, cuja imagem foi acompanhada pelas do Senhor do Bonfim, São José e Menino Jesus durante o trajeto. Este ano, comemora-se os 160 anos da proclamação dos dogmas da Imaculada.

Dom Murilo destacou a importância da fé do povo baiano. “Os baianos sempre me surpreendem e fico extremamente feliz quando vejo as ruas repletas de pessoas que saem das suas casas para agradecer a Deus pelas bênçãos”, destacou o arcebispo.

Segundo Adielson Lopes, reitor da Basílica, a devoção à Imaculada Conceição atrai fiéis de todas as partes do mundo, que vêm para agradecer ou conhecer a festa. “A devoção costuma atrair milhares de pessoas ao santuário durante todo o ano”, disse.

A tradição, que ocorre há mais de quatro séculos, foi trazida à Bahia pelo devoto da santa, o então governador do estado, Tomé de Souza. A Imaculada Conceição tornou-se padroeira da Bahia a pedido da Assembleia Legislativa da Bahia, que identificou que a devoção à santa crescia a cada ano.

 

Bahia.com.br
Copyleft 2019