Festival reúne arte, cultura e tempero no Litoral Norte de Salvador

5716621930_0b21f5cb63_b.jpg

 

 

A partir desta quinta-feira (29), até o próximo domingo (2/12), os sabores da boa gastronomia vão tomar conta do Litoral Norte, durante o VII Festival de Gastronomia, que acontece paralelamente ao IV Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte e Imbassaí.

Com o tema “Peixes da Bahia”, 32 restaurantes entre Praia do Forte e Imbassaí vão passar pelo desafio de criar e oferecer ao público receitas exclusivas, elaboradas com os mais variados ingredientes.

O festival, que conta com o apoio da Setur/Bahiatursa, tem como  anfitriã a chef baiana Tereza Paim, e  reúne chefs de diferentes regiões do Brasil e de países como Itália e Austrália. Entre os pratos que podem ser degustados durante os quatro dias do evento estão uma “pescada amarela com arroz selvagem de licuri, creme de leite de coco refrescante com manga verde, finalizado com mel de gengibre e anis estrelado” ou “um vermelho grelhado com risoto de caipirinha e crocante de licuri com amêndoas”.

“O Tempero no Forte pretende este ano chamar atenção para o consumo consciente de peixes regionais e oferecer produtos de elevado nível aos clientes. Os chefs visitantes iluminam a Praia do Forte com novidades na cozinha e deixam marcas de competência e profissionalismo para nossos profissionais”, declara Paim.

Para o presidente da Associação Comercial e Turística de Praia do Forte (Tourisforte), Firmo Azevedo, além de ajudar a projetar a imagem da Bahia para o mundo, eventos como este fortalecem ainda mais o turismo da região.

“Além de atrair turistas, o festival fortalece a imagem e a boa fama da gastronomia local e dos bons restaurantes de Praia do Forte e região”. Ainda de acordo com Firmo, a expectativa para o próximo final de semana é de 100% de ocupação hoteleira.

Para quem ficou com água na boca, um motivo a mais para visitar a região durante os próximos dias é o IV Festival de Arte e Cultura, que oferece  uma programação diversificada, com exposições artísticas em homenagem ao peixe, artesanato, manifestações culturais e shows de MPB, além de forró e samba.

 

Programação:

Dia 29/11 (quinta):

18h30 às 20h30 – Abertura oficial

Cortejo de baianas da região inaugurando as atrações do evento

Debate com os chefs do festival sobre gastronomia brasileira na Cozinha Show

Apresentação de grupo cultural da região

Puxada de Rede – Homenagem aos pescadores

 

Dia 30/11 e 01/12 (Sexta e Sábado)

16h às 22h – Espaço do Vinho

Exposição fotográfica da fabricação do vinho

Botique do vinho: exposição e vendas de produtos

 

Dia 30/11 (sexta):

Cozinha Show – Aulas abertas ao Público com Chefs Convidados

16h30 ás 17h30 – Fusion Food – Super Saladas para o Verão – Chef Richard Fehlberg

18h ás 19h – O aproveitamento de alimentos como estratégia de sustentabilidade 

Nutricionista – Dorothy Fernandes – Projeto Floresta Sustentável 

19h30 ás 20h30 – Harmonização de Molhos e Peixes – Chef SENAC

 

Dia 01/12 (sábado):

16h30 ás 17h30 – Chef Mirim – Despertando para o Mundo da Gastronomia

Chef Josemar Passos – Tivoli

18h ás 19h – Receita Inédita do “Aborá” – Chef Elibia Portela

19h30 ás 20h30 – Ceviche de Peixe com Beriberi – Comentários sobre o Livro de Bolos “Doce Brasil Bem Bolado” – Chef Morena Leite.

 

Confira a programação completa pelo site: www.temperonoforte.com.br.

 

 

 

Bahia.com.br
Copyleft 2019