Itacaré

Rios, cachoeiras, praias urbanas e rurais, trilhas cercadas pela mata Atlântica, além de esportes como surf, stand up paddle, tirolesa e skate. Estas são algumas opções de lazer oferecidas em Itacaré, localizada na Costa do Cacau, a cerca de 400 km de Salvador (fazendo o percurso pela BR-101 e BA-001). O destino, antes frequentado por surfistas, agora passou a ser procurado por todo tipo de turista – desde mochileiros, passando por casais, até grupos de família ou de amigos.

A paradisíaca Itacaré, com suas casas coloridas, fica com sua orla lotada durante os feriados prolongados, férias e final de ano. Praias rurais: O passeio pode começar pelas praias rurais, que ficam a 12km da cidade. Quem estiver de carro, pode seguir por conta própria, mas quem preferir não se preocupar em dirigir, conta com várias empresas que fazem o passeio com guias qualificados. Após circular de carro, é hora de se exercitar, pois para chegar a uma das praias mais belas, a Engenhoca, é necessário fazer uma trilha de aproximadamente 30 minutos pela mata Atlântica.

Chegando lá, observa-se que a natureza foi generosa – além das águas cristalinas do mar, tem uma piscina natural formada por um riacho que corta o canto sul da praia. Na volta, uma parada obrigatória na praia do Havaizinho, uma enseada cercada por coqueirais e pela mata Atlântica, com uma beleza ímpar.

Depois de explorar essas praias mais rústicas, é o momento de pegar o carro e dirigir por 3km até à praia de Itacarezinho. Do mirante, já se pode ter uma noção do que vai encontrar lá embaixo. São 3,5km de pura beleza natural, que inclui banho de mar e de rio. Com uma infraestrutura sofisticada, oferece lounge com pufs e espreguiçadeiras em ambiente confortável. Na volta, é hora de uma pausa para um cafezinho no Café Cacau. Para acompanhar, bolos, tortas, trufas e geleias, tudo regado com o puro cacau da própria região.

Praias urbanas: Na cidade, o passeio pode começar pela praia da Concha, onde o visitante pode praticar praticar stand up paddle, andar de caiaque ou pedalinho. Pegando o carro e andando um pouco encontra a praia da Ribeira, onde o turista pode deslizar de tirolesa ou, àqueles que gostam de surf, é só parar um pouco antes, na praia da Tiririca, e aproveitar as ondas. No local ainda tem opções de esportes como o slackline (se equilibrar sobre uma corda) e skate.

Rios e Cachoeiras: Depois de explorar as águas salgadas, é o momento de conhecer os rios e cachoeiras de Itacaré. O passeio começa de barco pelo Rio de Contas. Em seguida, pega-se o Rio do Engenho que vai até à cachoeira do Cleandro, que possui três quedas d’agua e uma piscina natural para banho.

Por do sol e noite: Itacaré ainda oferece um dos mais belos espetáculos da natureza: o pôr do sol na Ponta do Xaréu, com vista das praias da Concha, Pontal e Coroinha, além da barra do Rio de Contas. E, ao cair da noite, tem a badalada Pituba para ser explorada, cheia de bares, restaurantes e lojinhas
para quem gosta de comprar souvenires.