Senhor do Bonfim

A cidade está localizada no sopé sul da Serra do Gado Bravo, extensão da Chapada Diamantina, na Cordilheira do Espinhaço. Sua altitude é de 453 metros acima do nível do mar, mas possui locais na extensão do município com altitude superior a 600 metros. Por ter localização privilegiada, é sempre verde em todos os meses do ano e vive da agroindústria. Nos seus domínios encontram-se nascentes de rios pertencentes à bacia do Rio Itapicuru, e vários açudes que ajudam a minorar a falta d’água nos tempos de seca.

Seu São João é muito conhecido por sua guerra de espadas e tradição cultural de seu povo que coloca uma fogueira na frente de cada casa. As noites juninas são animadas por grupos de forró e desfiles de quadrilhas, sempre ao ritmo do forró pé de serra. Durante os festejos de junho, a Cidade de Senhor do Bonfim recebe cerca de 80 mil visitantes.

No local é possível conhecer o melhor da culinária nordestina, como o bode assado, a buchada, o sarapatel, o feijão de torresmo, a legítima carne do sol do sertão, o feijão verde, o andú, a canjica, a pamonha, os mingaus variados, o baião de dois. A variedade de licores caseiros é abundante.

As serras são especiais para a prática do moto-cross e trilhas. Para os amantes da vela, a 40 quilômetros de distância da cidade, as represas de Ponto Novo e Pindobaçu são espetaculares para a prática desse esporte, sendo que na primeira existe uma etapa da Copa de Vela da Bahia. Nesses dois lagos pratica-se também pesca esportiva.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Artesanato
  • Gastronomia
  • Manifestações Culturais
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2019