Ribeira do Pombal

Com população estimada em 47.400 habitantes, o município está localizado a 299 km da capital. O município de Ribeira do Pombal tem o seu nome em homenagem ao célebre primeiro-ministro do reino de Portugal, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal. Situada na zona do nordeste, sujeita à seca, a vegetação é  pobre e constituída, principalmente de cactos e árvores de pequeno porte, resistentes ao clima. É difícil se encontrar matas, em decorrências das  devastações. Constituindo a flora, existem árvores frutíferas como: cajueiro, mangueira, umbuzeiro e ainda o ouricuri e a palma, planta que alimenta o gado nas secas prolongadas.  

A fauna, outrora abundante, tornou-se escassa. No reino mineral, assinala-se a presença da pedra calcária. Registra-se também a existência de alguns rios secos ou temporários, sendo o principal e maior o Rio de Massacará ou Ribeira do Pombal. Afluente do Rio Itapicuru, o Rio Massacará serve como córrego de escoamento das águas de enchentes, dificilmente enche.

Entre ainda dois açudes que abastecem o município no período de secas prolongadas, sendo um no povoado de Curral Falso e outro na sede do município que segundo estimativa tem capacidade para acumular, aproximadamente 1.200.000 metros cúbicos. Apesar da seca que assola periodicamente o município, Ribeira do Pombal tem uma grande vantagem em relação aos municípios vizinhos, o lençol freático, em todo território é riquíssimo. Os poços artesianos raramente ultrapassam 50 metros de profundidade e a água encontrada é abundante, considerada de excelente qualidade.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Manifestações Culturais
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2018