Piritiba

O caminho dos trilhos da Ferrovia Leste Brasileira, que desbravara o Sertão Baiano buscando ligar o São Francisco ao Paraguaçu alcançou as terras do Povoado de Cinco Várzeas por volta de 1933. Exatamente as propriedades do seu fundador, o Coronel João Damasceno Sampaio, que se juntando a outros moradores da época resolveu promover a primeira feira onde logo se instalaria a Estação Férrea.

A partir daí surgiu o progresso e o crescimento da vila, que pertencia a Mundo Novo e só em 1952 tornou-se emancipada. Atualmente, Piritiba, que em tupi-guarani significa Terra de Juncos, é um lugar aprazível pelo seu clima ameno, pelo seu povo hospitaleiro, pela sua tranqüilidade e pela suas paisagens.

Com atrativos ecológicos, Piritiba possui os rios Jacuípe e Riacho Doce com cenários belíssimos e locais para banho. A flora é da caatinga e mata de transição, e a fauna ainda é significativa com a presença de pacas, raposas cotias e diversos pássaros como sabiás, icanã, arapongas, anuns e pássaros -pretos.

Os Festejos Juninos tornaram a cidade bastante visitada. Todos os anos, a cidade recebe uma média de 50 mil visitantes oriundos de diversas regiões do Estado. A festa, que recebe o nome de Arraiá Capim Guiné, tem muita animação nas praças públicas tipicamente decoradas, shows de artistas regionais e concursos de quadrilhas.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Gastronomia
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2019