Jandaíra

Sesmaria doada em 1543 ao governador-geral, D. Luís Brito de Almeida, deu origem ao atual município de Jandaíra. O primitivo povoado surgiu em torno de uma capela erguida em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, no século XVIII. Em 1718, foi elevado a distrito e, em 1728, a município, com o nome  Vila de Abadia. Em 1880 sua sede foi transferida para o arraial da Cachoeira, recebendo então o nome de Cachoeira da Abadia. Em 1927 passou a se chamar Jandaíra, nome que significa "Abelha de Mel". Extinto duas vezes, em 1931 e 1943, é finalmente elevado à cidade em 1944. Jandaíra é um município litorâneo da Costa dos Coqueiros, situado na divisa com o Estado de Sergipe, separado deste pelo Rio Real.

Distante 202 km de Salvador, Jandaíra é segundo maior produtor de coco da Bahia e grande produtor de maracujá; o município tem como principais pontos turísticos o distrito de Mangue Seco (246 km de Salvador); Praia da Costa Azul, semideserta, de águas mornas e calmas; Praia dos Coqueiros, com 6 km de extensão, com coqueirais e dunas móveis que chegam a atingir 35 metros de altura; Rio Real, afluente do Rio Piauí, com águas limpas e mornas, propícias aos esportes náuticos e que banha a Área de Proteção Ambiental de Mangue Seco; Cachoeira do Itanhi, queda do Rio Real, propícia a banhos; Fonte da Garunga, de águas límpidas que minam de uma gruta cercada por Mata Atlântica.

Mangue Seco é uma vila de pescadores voltada para o turismo de lazer e aventura, com passeios de bugre pelas dunas, passeios de escuna e lancha pelos rios Real e Itapicuru, que formam a minibaía da região. Lugar belo e aconchegante onde o contato com a natureza é intenso, por isso é um bom lugar para descansar e apreciar a natureza. Mangue Seco serviu de cenário para as filmagens de Tieta do Agreste, filme dirigido por Cacá Diegues.
 


Atrações

  • Atrações

    O município tem como principais pontos turísticos o distrito de Mangue...

  • Unidades de Conservação

    Para conter a devastação acelerada e controlar os seus impactos na...

Outras Informações

  • Características
  • Gastronomia
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2019