Itatim

Itatim.jpg

O município criado pelo desmembramento de território então pertencente a Santa Teresinha. Seu nome deve-se a uma elevação geográfica próxima à cidade, cujo nome é Morro da Ponta Aguda, que em Tupi-Guarani significa "Itatim". A região inicialmente foi habitada por índios cariris e sabujás, que foram gradativamente expulsos por Bandeirantes que penetraram a região.

As maiores expressões de sua economia são a pecuária, que registra expressiva criação de ovinos, e o setor de bens minerais, como produtor de granito e pedra.

Os amantes de turismo de esporte e aventura encontram aqui muitas montanhas para escalada, como o morro da Toca, que impressiona com as duas grotas gigantescas, e o morro do Enxadão, que conta com belas paredes.

A montanha símbolo para a comunidade local é o morro da Ponta Aguda, podendo acessar o cume escalando pela via ‘Ladeira da Igreja’  ou por caminhada. Do cume, o visual é de toda aquela concentração de rochas é maravilhoso.

Em 2009 o município sediou o VIII Encontro de Escaladores do Nordeste (EENE), o mais importante da categoria, no Brasil.


Outras Informações

  • Características
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2019