Candeal

O  município de Candeal originou-se de um pequeno povoado erguido de uma fazenda denominada Capoeira, onde havia muitos pés de candeia, planta também conhecida como caspuz-de-fradinho, de cor escura, entre o negro e o violeta. Em 1890, em obediência ao Decreto nº 50, de 7 de dezembro de 1889, no parágrafo 1º do artigo 2º, Candeal passou a ser município de Riachão do Jacuípe. Após o falecimento do fundador do município, Olegário Ribeiro Lima, seu sobrinho, José Rufino Ribeiro Lima, tornou-se seu substituto como principal chefe político e teve como seu principal objetivo emancipar Candeal. Assinou, juntamente com seus companheiros, Agnaldo Tavares Carneiro, Antônio José Ferreira, Apolinário Lopes Araújo, José Pereira Lima, Genésio Pereira Lima e outros, a solicitação da emancipação, tendo como patrono o deputado estadual André Negreiro. Emancipada em 23 de abril de 1962, foi desmembrada do município de Riachão do Jacuípe, conforme Lei nº 1.683, assinada pelo governador do estado da Bahia, Juracy Montenegro Magalhães, publicada no Diário Oficial de 25 de abril de 1962.

Candeal possui uma área total de 456,2 km². Através da BR-324, dista 168 km de Salvador (capital do estado), 60 km de Feira de Santana (cognominada Princesa do Sertão) e, por estradas vicinais, 25 km de Serrinha. A vegetação apresenta contato Caatinga-Floresta Estacional, Floresta Estacional Semi-decidual. O relevo é o Pediplano Sertanejo. A geologia é constituída por gnaisses charnockíticos, granulitos, biotita, granitos, granito-gnaisses, rochas básicas-ultrabásicas. Apresenta ainda manganês e quartzo.

Compõe a bacia hidrográfica do Paraguaçu e do Jacuípe, tendo como seus rios principais os temporários Riacho Preto, Rio do Peixe, Rio Tocó, Rio Vermelho e Rio Leão. Sua hidrogeologia possui aquífero de importância muito pequena, com profundidade do nível estático de 0 a 30 m. Há no município quatro poços artesianos perfurados, sendo dois na zona urbana e dois na rural. Dignos de registro são também os tanques das localidades de Capoeira e Pipoca e os açudes de Tanque Novo e Teimosa. Atualmente o município de Candeal possui quatro povoados: Quatro Estradas, Chapada, São João e Belo Alto, além de diversos vilarejos e fazendas.


Outras Informações

  • Características
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2018