Barra do Mendes

Encravada na Região Noroeste da Bahia, integrando o Circuito da Chapada Velha, cercada de lendas, mistérios e misticismo, Barra do Mendes está se transformando numa pujante alternativa de turismo ecológico. A região reserva uma infinidade de atrações. Entre suas serras, morros e descampados forma-se um cenário dos mais belos da Chapada Diamantina, principalmente no período chuvoso, que vai de novembro a fevereiro.

Além da riqueza de sua fauna e flora, a região possui uma enorme variedade de rios, que em seus percursos oferecem aos visitantes banhos de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais. A majestosa e deslumbrante Barragem Eujácio Simões, na cidade, o Bruno, Gruta dos Tapuias, Gruta Pinta dos Tapuias, Cachoeirão do Bom Desejo, Cachoeira do Some Gato, Cachoeira do Chico Perna, Cachoeira da Vereda de Cima, Cabo do Marrão, Caldeirões do Benedito, Areia Encantada, Curral dos Tapuias, Cachoeirinha, Pedra de Canarina, Serra de Santa Cruz, a serra mais alta do Estado da Bahia em altitude, inúmeras grutas, lagoas, cachoeiras, rios, riachos, serras, morros, paredões rochosos, descampados, etc., fazem de Barra do Mendes um dos santuários ecológicos mais lindos e mais valiosos do Estado.

Aií se encontra também um dos maiores conjuntos de grutas e cavernas da Bahia. Existem inúmeras grutas onde os índios deixaram suas marcas em pinturas rupestres. A natureza esculpiu no município uma espantosa e exuberante cadeia de montanhas, por onde se erguem conjuntos de serras entrecortados por vales, rios e cachoeiras que enchem os olhos dos visitantes ávidos por mais atrações.

A fauna ainda abriga, escondidos na região da serra, veados, tatus, mocós, caititus, teiús, etc. Os visitantes podem, também, observar pássaros dos mais variados tamanhos e cores, numa vegetação da zona fronteiriça entre o cerrado e a caatinga, que oferece ainda uma diversidade de frutas silvestres como umbu, cajuí, murici, puçá, quipá, mangaba, jatobá, etc. A cidade fica a 534 km da capital do estado e se limita ao norte com Ibipeba, a leste com Barro Alto e Souto Soares, ao sul e oeste com Seabra e a oeste com Brotas de Macaúbas e Ipupiara.


Atrações

Outras Informações

  • Características
  • Telefones Úteis
  • Como Chegar
Bahia.com.br
Copyleft 2019