A Praça Getúlio Vargas

A Praça Getúlio Vargas já foi palco de diversas manifestações históricas, como a construção da velha Matriz de Santa Tereza, além de receber visitas ilustres como o “Cavaleiro da Esperança”, Luiz Carlos Prestes, e o cangaceiro Lampião, entre os anos 1926 e 1928. 

Mas antes de chegar à sua forma atual, a praça passou por várias fases, como em 1667 quando serviu de morada para os índios Kiriris. Mais tarde, no ano de 1947, a cidade passou por uma modernização e nesse mesmo ano foi construído o primeiro jardim com canteiros.
 
Passando por uma grande reforma em 1971, a praça teve o piso revestido com pedras portuguesas e, em 19 de setembro do mesmo ano, foi inaugurado um obelisco em comemoração aos 38 anos de emancipação do município.  O local foi construído em estilo modernista, com gravuras pintadas em azulejos.

Após um período de abandono, entre 1990 e 2006, a praça foi reconstruída e reinaugurada no ano de 2008.  A nova praça ganhou um projeto arquitetônico moderno, com fonte luminosa, nova iluminação, novos canteiros, parque infantil, projeto paisagístico, lanchonetes, além da restauração completa do obelisco, que teve seu painel de azulejos refeito em granito, e ganhou um espelho d’água.  Com infraestrutura moderna, a Praça Getúlio Vargas é uma das mais bonitas do estado.

Bahia.com.br
Copyleft 2019