Corredeiras e Marimbus

As corredeiras do Rio Correntina e o arquipélago das Sete Ilhas dividem a paisagem com as veredas e marimbus. Os terrenos encharcados, com vegetação rasteira e cercados por matas ciliares das veredas, contrastam com as águas cristalinas nas nascentes dos rios Correntina, do Meio, Arrojado e Guará, em meio à flora e fauna selvagens dos marimbus, revelando novos cenários do Oeste baiano.

As pedras, ao longo de todo leito, formam as corredeiras, ilhotas e piscinas naturais de águas calmas, ideais para banhos no Ranchão de Correntina; a principal área de lazer no perímetro urbano. Aqui, o turista é bem recebido com uma pequena infra-estrutura de bar e quiosques em uma pequena ilha, ligada à margem esquerda por uma ponte para pedestres.

Na outra margem, as lavadeiras emprestam um colorido especial à paisagem, palco do tradicional Baile do Hawai, que antecede o Carnaval. O arquipélago das Sete Ilhas – dos casais, dos Namorados, das Flores, dos Pássaros, das Crianças, da Melhor Idade, Ilha da Pesada  e a do Ranchão, localizada no centro da cidade. Já na zona rural, a  lha da Pesada reserva variadas opções de banho em meio a trechos de uma intacta Mata Atlântica. Para ir de uma ilha a outra, basta atravessar a ponte. Fora do arquipélago, a boa pedida para renovar as energias é o bar das Sete Ilhas, com serviços completos de bar e restaurante.

Bahia.com.br
Copyleft 2019