Brasileiros ilustres

Francisco Dias e João Cândido
Articularam no Rio de Janeiro um movimento na Marinha do Brasil pelo fim da chibata, com a qual os oficiais castigavam os subalternos diante de toda a tripulação dos navios. O movimento ficou conhecido como a Revolta da Chibata.

José do Patrocínio
Filho de um padre com uma das suas escravas, Patrocínio formou-se em Farmácia mas a trocou pelo jornalismo. Fundou a Confederação Abolicionista e redigiu manifesto, também assinado por André Rebouças. Apoiou fugas de escravos. Escreveu o primeiro roteiro de cinema do Brasil. Viveu entre 1853 e 1905.

Teodoro Sampaio
Natural de Santo Amaro da Purificação e filho de uma escrava e supostamente de um padre, estudou no Rio e se tornou tão brilhante que foi professor de várias matérias no colégio em que estudou. Voltou à Bahia e alforriou a mãe e irmãos. Engenheiro de grande reputação, fez obras em diversas regiões do país. Também foi geógrafo, historiador e escritor. Suas anotações ajudaram Euclides da Cunha a escrever Os Sertões. No Parque de Bolandeira tem uma estação com seu nome. Viveu entre 1855 e 1937.

 

Bahia.com.br
Copyleft 2019