Atrações potencializam roteiro

A região dos Lagos do São Francisco é composta pelos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Paulo Afonso, Remanso, Santa Brígida, Curaçá e Sobradinho. Em toda área, a culinária típica, o artesanato, o folclore, os vinhedos e a cultura popular são fortes atrativos. O Enoturismo permite aos visitantes aprender um pouco mais sobre a cultura do vinho, com visitas guiadas às unidades de produção. As uvas são típicas da região do Vale do São Francisco e estima-se que nesta região, composta por Bahia e Pernambuco, o fluxo turístico aumente para cinco mil pessoas por mês.
A cultura nordestina está presente nas festas típicas dos meses de junho e julho, época tradicional de celebração das colheitas, com manifestações expressas através da música e da dança, a exemplo das quadrilhas e dos forrós. No Rio São Francisco, diversas cidades oferecem programação de lazer aos visitantes, desde os saltos de bungie-jump, do alto de pontes, até as reuniões em barzinhos e restaurantes para contemplar o pôr do sol e comer pratos típicos, como os assados de bode e os saborosos peixes de água doce, com destaque para o surubim, peixe nobre do São Francisco.
Os roteiros incluem city-tour na cidade de Juazeiro e visita à Barragem de Sobradinho, onde se pode apreciar a vista do segundo maior lago artificial do mundo, o Lago de Sobradinho, e a eclusagem, um sistema de engenharia hidráulica que é acionado para que as embarcações possam transpor os desníveis causados pela barragem e seguirem para Juazeiro, onde se encontra o principal porto fluvial da região.
No final do dia, ao pôr do sol, um passeio de barco no Velho Chico é imprescindível para apreciar o belo cenário entre o céu, a terra e o rio. Fazer trilhas na Serra do Mulato e seus sítios arqueológicos com pinturas rupestres, visitar a Bio Fábrica da Moscamed (desenvolvida em laboratório para o combate a pragas da fruticultura) e ainda as fazendas irrigadas e produtoras de frutas orgânicas, também integram os roteiros para quem vai ficar mais tempo na região. Veja a seguir outras atrações da região:

Juazeiro
A terra da cantora Ivete Sangalo e do maior intérprete da bossa nova, o internacionalmente respeitado João Gilberto, transformou-se em um moderno pólo agro-industrial, com intensa atividade de exportação. Distante 500 km da capital, Juazeiro modernizou-se com a urbanização da orla fluvial e com o novo visual dos arcos da ponte presidente Eurico Gaspar Dutra, ocupados por pequenos bares e restaurantes. Localizada às margens do São Francisco, a cidade hospeda muito bem os amantes do vinho, pois a região emerge como rota principal do enoturismo no Nordeste brasileiro. O município situa-se na divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco. Com mais de 200 mil habitantes, o nome da cidade se deve aos frondosos juazeiros, árvores existentes em todo o município. É considerada também a “capital das carrancas”, singular expressão da arte mística, feias expressões faciais esculpidas em madeira, usadas para “espantar os maus espíritos” nas proas das embarcações que singram o Velho Chico.

Museu Regional do São Francisco
Peças de navegação, carrancas e fósseis
Praça Imaculada Conceição, 29

Rio São Francisco
O Velho Chico, de ricas histórias e lendas, apresenta um roteiro turístico fascinante tendo seu trecho navegável de Pirapora(MG) a Juazeiro (BA).

Ilha do Fogo
Uma das mais belas ilhas do Rio São Francisco, marca a divisa entre os estados da Bahia e o de Pernambuco. Está localizada entre as cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Possui uma área praiana com terreno acidentado, formado por uma rocha única, elevando-se ao poente em morro de aproximadamente 20 metros de altura, onde está fixado um cruzeiro iluminado, que servia de orientação aos navegantes. Dispõe de bar e restaurante. A ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra passa sobre esta ilha.

Ilha do Rodeadouro
A oito quilômetros de distância da cidade de Juazeiro, é a principal opção de lazer do município. Com razoável infra-estrutura, a Ilha possui muitos bares, que servem comidas típicas da região, principalmente as extraídas do Rio São Francisco.

Ilha de Nossa Senhora das Grotas
É mais uma das ilhas procuradas pela beleza de suas praias. A dois quilômetros da sede, possui uma exuberante vegetação variada com predominância de mangueiras e cajueiros, área de praias de areias limpas e águas cristalinas.

Horto Florestal
A 32 km da sede, na região do Salitre, encontra-se exuberante amostragem da natureza tropical com predominância de coqueiros, mangueiras e goiabeiras

Cachoeira do Salitre
Estrada para Sobradinho, 40 km.

Ilha Culpa o Vento
Estrada para Curaçá, Projeto Mandacaru, 10 km e mais 5 minutos de barco.

Ilha de Curaçá

Estrada para Curaçá, 95 km e mais 10 minutos de barco.

 

Bahia.com.br
Copyleft 2019